Skip to main content

Qual a função do Localizador?

Provavelmente seu escritório possua um arquivo com pastas físicas onde ficam armazenados os documentos e processos. Entretanto mesmo com estes arquivos você já deve ter passado pela dificuldade de encontrar determinado documento. Justamente para isso que foi criado o Campo Localizador, que nada mais é que todo o ambiente físico de dentro ou fora do escritório onde possam estar os seus documentos.

A principal função do localizador, na aba protocolo do sistema, é permitir que você consiga organizar e controlar o fluxo de seus documentos de forma interna de modo a nunca perdê-los. Ou, ainda, não ter que passar muito trabalho para encontrá-los quando necessário.

Imaginemos um escritório que contenha uma secretária, um advogado e um estagiário. E que possua uns 03 arquivos de metal com 04 gavetas cada. Neste cenário, para o uso correto do localizador, seria necessário criarmos os seguintes localizadores: a) carga com advogado b) carga com secretária c) carga com estagiário d) arquivo A gaveta 1 e) arquivo A gaveta 2 f) arquivo A gaveta 3 g) arquivo A gaveta 4 h) arquivo B gaveta 1 i) arquivo B gaveta 2 j) arquivo B gaveta 3 e l) arquivo B gaveta 4.

Uma vez criados os localizadores, bastará alterar o respectivo localizador toda vez que uma pasta for movida fisicamente em seu escritório para que, a partir de então, você possa ter o mesmo controle utilizado, atualmente, pelos cartórios e varas do Poder Judiciário.